Serviços
Os serviços mySense pretendem ser uma interface entre a comunidade académica, com todo o seu conhecimento, e os utilizadores que, através de um dispositivo móvel e detentores de uma subscrição ativa na plataforma mySense, podem recorrer a este conhecimento e daí obterem respostas práticas aos seus problemas. Trata-se, assim, de um serviço de extensão que proporciona uma ligação lógica e necessária entre o conhecimento e uma possível resolução de casos que surgem diariamente no setor agroflorestal.
O uso dos serviços mySense é muito simples. Basta usar um dispositivo móvel e tirar até 6 fotografias da situação/problema para o qual pretende ajuda. Essas fotografias, georreferenciadas, serão enviadas para a plataforma mySense e um painel de especialistas darão a sua contribuição para a resolução do problema. Esta ajuda, quando aceite, proporciona um incremento da base de conhecimento que posteriormente se torna acessível à restante comunidade associada ao serviço subscrito.
O conceito de serviço mySense
Os serviços mySense foram criados como interface entre os problemas reais de uma determinada fileira agrícola e a comunidade mySense sediada no conhecimento académico com provas dadas. O enquadramento dos serviços mySense é simples: O envio de fotografias (por parte do subscritor de um serviço associado à fileira agrícola) que ilustram um determinado problema e um hipotético conjunto de respostas por parte de quem tem o conhecimento necessário para providenciar soluções (o(s) avaliador(es) mySense).
Ser um Subscritor mySense
Ser Subscritor mySense significa a adesão a um serviço (disponibilizado por associação a uma fileira agrícola e/ou tema de discussão) ao qual um Utilizador mySense pode enviar um conjunto de fotografias para análise. Essas fotografias serão assim disponibilizadas aos Avaliadores associados ao serviço em causa que farão a sua análise e devolverão uma ou mais respostas ao Subscritor. Sempre que o Subscritor o entenda, poderá marcar uma resposta como a resposta que lhe interessa mais e poderá, também, fechar o processo. Embora o processo de submissão de fotografias seja privado entre os domínios do Utilizador e os Avaliadores que têm acesso às imagens, o Subscritor pode contribuir para a comunidade mySense abrindo a privacidade da sua submissão à comunidade mySense.
Um Subscritor de um serviço mySense não poderá ser Avaliador desse mesmo serviço.
O uso de serviços mySense está em fase de ensaio e poderá, num futuro próximo, ter custos associados sob a forma de anuidades.
Ser um Especialista mySense
Ser Especialista de um serviço mySense significa ter um conhecimento científico, assim como experiência prática, sobre o tema de base ao serviço disponibilizado. Por norma, os Especialistas mySense pertencem à comunidade científica/universitária mas podem ser técnicos de outras entidades. Para se tornar um Especialistas mySense, poderá enviar um e-mail para mysense@mysense.utad.pt a manifestar a sua intenção, anexando o respetivo currículo que demonstre ter competências técnico-científicas para desempenhar essa função.
Requisição de uma análise mySense
Uma requisição de uma análise mySense é realizada através de uma página Web específica para o efeito e concebida para funcionar em qualquer tipo de dispositivo. Deverá estar ativada a funcionalidade de localização geográfica para que as imagens da requisição possam estar devidamente referenciadas. Embora esta página tenha sido desenvolvida especificamente para ser acedida por um dispositivo móvel com acesso à câmara fotográfica do mesmo e geolocalização, o Utilizador mySense pode usar a mesma página para submeter imagens disponíveis sob a forma de ficheiro no seu dispositivo, assim como marcar manualmente as coordenadas GPS das mesmas. A figura seguinte ilustra o processo de requisição de uma análise a um serviço mySense.
Para uma submissão correta, o Utilizador mySense deverá ter em conta os seguintes aspetos:
- Preparativos: O utilizador deverá preparar o seu dispositivo de modo a que as coordenadas GPS estejam disponiveis assim como o acesso por parte da página de submissão à câmara. Deverá também garantir de que o dispositivo tem cobertura de rede aquando da submissão da requisição;
- Envio de observações: O utilizador deverá enquadrar corretamente as fotografias com o problema a reportar. São possíveis até 6 imagens de forma a que o problema seja devidamente retratado. Estas imagens devem dizer respeito a apenas um local de observação, já que as coordenadas GPS dizem respeito à requisição e não às fotografias. Após o preenchimento do formulário de submissão, o processo é enviado para a Comunidade mySense (1), ficando esta submissão disponível no Painel de Submissões do Utilizador;
- Respostas da Comunidade: Após a Submissão de um requisição de análise, os Avaliadores do serviço invocado são notificados por e-mail de que existe uma requisição e que devem responder. O prazo de resposta varia de acordo com a disponibilidade do(s) Avaliador(es) mas o Subscritor é notificado via e-mail qundo uma nova avaliação estiver disponível para ser lida (2). Existem serviços em que um motor de inteligência artificial poderá devolver uma resposta automática, sempre que o grau de acerto da sua resposta seja superior a 95% de probabilidade de acerto.
Registo de observações
O registo de observações permite a um Especialista mySense enviar observações para um determinado grupo de Utilizadores (Grupo de estudo, Grupo de investigação, Grupo de utilizadores de uma Instituição, etc) para efeitos de registo (por exemplo, registo de estados fenológicos de uma fileira administrada por um Grupo de Utilizadores). Permite também contribuir para a Comunidade mySense e assim aumentar a base de conhecimento sobre o myService sobre o qual contribui com observações.
Para efetuar registos de observações associadas a um serviço, o Especilista mySense deve utilizar a página Web específica
O registo de observações permite a um Avaliador mySense enviar observações para um determinado grupo de Utilizadores (Grupo de estudo, Grupo de investigação, Grupo de utilizadores de uma Instituição, etc) para efeitos de registo (por exemplo, registo de estados fenológicos de uma fileira administrada por um Grupo de Utilizadores). Permite também fazer contribuições para a Comunidade mySense e assim aumentar a base de conhecimento sobre o Serviço mySense sobre o qual contribui com observações.