Palestra técnica "A Tecnologia na Viticultura e Agropecuária"

Decorreu ontem à tarde no Auditório do Museu Municipal de Penafiel a sessão pública de apresentação do projeto "DesAgro 4.0".
Coube a Antonino de Sousa, Presidente de Penafiel, e a Cristina Vieira, Presidente da Dolmen, iniciar a sessão dando as boas vindas aos presentes e referindo a importância de projetos como este para territórios de baixa densidade.
A sessão de apresentação contou com a intervenção de Elsa Pinheiro, Coordenadora da Dolmen, que fez o enquadramento e referiu quais os objetivos do projeto. Alberto Batista, Pró-Reitor da UTAD, que explicou o plano de ação do mesmo. Ricardo Braga, coordenador cientifico do projeto, também interveio abordando a temática do "IoT nos setores Agroalimentares e Agroindustrial em territórios de baixa densidade".
Miguel Freitas, Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, esteve presente e referiu a importância das novas tecnologias no desenvolvimento do setor agroindustrial e na qualidade dos produtos agrícolas tendo como especial preocupação a sustentabilidade ambiental.
A sessão continuou com uma palestra técnica sobre a temática da "Tecnologia na Viticultura e Agropecuária" que contou com as intervenções de Raul Morais, professor da UTAD, que falou sobre as tecnologias de monitorização na gestão agrícola e Pedro Gonçalves, professor da UA, que apresentou o SheepiT, uma técnica de pastoreio virtual, através de um sistema de monitorização e localização de pequenos ruminantes. Seguiu-se um debate moderado por Telmo Pinto, 1º Secretário da CIM do Tâmega e Sousa.
Este projeto tem como principais objetivos avaliar o ponto de situação atual dos modelos de negócios existentes nestes territórios, nos setores de atividade com maior relevância e/ou potencial, no domínio agroalimentar e agroindustrial (designadamente a produção de ovinos e caprinos, de vinhos, de cereja, de fumeiro ou de queijo); identificar novas tecnologias que possam ser facilitadoras destas atividades; capacitar e sensibilizar os empresários para as vantagens da incorporação de novos modelos de negócios e/ou novas tecnologias, nos seus negócios, traduzidos no aumento de competitividade e rentabilidade empresarial.
Será implementado pela Dolmen, em parceria com a UTAD, o IPCB e a RUDE nos territórios Douro Verde e Cova da Beira, sendo cofinanciado pelo COMPETE 2020.

[Ligação de seguimento]

Plataforma para Agricultura de Precisão


Institucional

© 2024 mySense. Todos os direitos reservados.